Entrevista com o gerente de produtos da Samsung

Entrevistamos o Gerente de Produtos da Samsung, Guilherme Campos, que nos contou sobre como a marca se consolidou no mercado de eletrônicos e sobre sua experiência dentro da empresa.

1) Poucos sabem mas a Samsung “nasceu” em um segmento totalmente diferente do mercado eletrônico: importando e exportando alguns alimentos. Em que momento ocorreu a virada para o comércio eletrônicos, especificamente de TV’s?

A história da Samsung começa em 1938, quando Lee Byung-Chul fundou uma pequena empresa que comercializava mantimentos, como frutas, legumes e peixe. A empresa prosperou, mas no fim dos anos 50 aconteceu a Guerra da Coréia do Sul. Após o termino da Guerra, o País começou a ser reconstruído e o fundador da Samsung investiu em varias outras indústrias como, por exemplo, têxteis e refinarias de açúcar, até para ajudar em tal reconstrução, uma vez que na época, esses eram setores prioritários para ajudar no desenvolvimento econômico do país. Mas quando se trata de Samsung Electronics, a história realmente começa no final dos anos 1960. Na época, a política industrial apontava a indústria eletrônica como um dos principais impulsionadores do crescimento da economia coreana. As empresas foram incentivadas a entrar neste segmento e, em 1969, a Samsung Electronics foi fundada.

2) Na sua opinião, qual é a TV destaque da Samsung?

Com certeza a QLED 2018 é uma TV incrível. Ela é tão revolucionária que a Samsung a classifica com uma nova “categoria” de TVs, e não apenas como uma nova linha. A proposta é oferecer ao consumidor a mais pura e realista imagem já vista em uma TV. Por exemplo, qual a utilidade da tela preta de uma TV desligada? Na QLED, a Samsung propõe a substituição da tela preta pelo “modo ambiente”, uma função que permite plena integração da TV com seu espaço, uma vez que a tela é capaz de reproduzir a textura da parede, fazendo a TV “desaparecer” na sua decoração quando ela estiver desligada. Outro ponto é a concentração de todos os cabos ao redor da TV em um único fio, fino e transparente, com até 5 metros que faz a conexão entre a TV e uma central externa, o One Connect, capaz de tramitar não somente dados de áudio e vídeo, como também ser fonte de energia elétrica para TV. Além de tudo isso, a QLED TV tem a melhor qualidade de imagem derivada da tecnologia de pontos quânticos, capaz de reproduzir 100% de volume de cor, com brilho, contraste e garantias que o consumidor brasileiro merece. A QLED TV também conta com o controle remoto único, capaz de controlar aparelhos conectados à TV com apenas um aparelho.

3) Considerando sua experiência e história dentro da Samsung, o que te faz sentir orgulho de fazer parte deste time?

Um conjunto de fatores. A Samsung é uma empresa de altíssima performance, com um DNA de inovação que dita o ritmo de evolução em diversos segmentos de mercado. Ao mesmo tempo, Samsung traz um respeito pela tradição, procedimentos e cultura que a transformou na 6ª marca mais valiosa do mundo. É uma experiência incrível fazer parte deste desafio constante de “progresso”, identificando limites e – com estratégia, trabalho e muita criatividade – estabelecer novos patamares de resultado, superando todas as barreiras de ontem. Tudo isso sem contar na legítima preocupação da companhia com questões sociais e de sustentabilidade.