Trainee - 5 dicas para uma vaga de trainee

Hoje sou coordenador da área de Planejamento Financeiro, mas comecei minha carreira na Allied como Trainee.

Não é fácil; a concorrência é grande. São diversos testes e avaliações que requerem tempo e dedicação. Compartilho 5 dicas que aprendi na experiência de processo seletivo para Trainees.

1. Foque nos testes online. Esse é o primeiro grande passo.

A primeira etapa de seleção, geralmente, é feita com testes online. Não subestime esse primeiro momento, você deve estar preparado. Estude exercícios de lógica (Gmat) e acompanhe as notícias do mundo. Um ponto muito importante é revisar regras gramaticais nas suas respostas, isso garante notas mais altas.

2. Se prepare para as dinâmicas.

Uma dica que me ajudou muito foi estudar técnicas de Problem Solving, que são técnicas que te ajudam a focar na resolução de problemas relacionados à gestão de negócios. Dedicar um tempo para isso vai te ajudar muito na etapa das dinâmicas.

3. Confiança, domínio e liderança.

Ainda na etapa das dinâmicas, é muito importante mostrar espírito de liderança. Sempre defenda suas ideias e desenvolva as boas ideias que os demais integrantes do seu grupo tiverem.

4. Prepare-se para as apresentações.

As dinâmicas de grupo, geralmente, terminam na apresentação do que foi desenvolvido. Esteja preparado para esse momento. Prepare seu discurso e revise mentalmente, mantenha uma postura e tom de voz adequados e esteja preparado para imprevistos (às vezes seu grupo pode estar desalinhado).

5. Chegou a hora da entrevista.

Você está quase lá, a entrevista é o teste final. Para esta etapa, estude sobre a empresa e seja você mesmo. Todos os demais candidatos que chegam até esta etapa, também são qualificados para a vaga. Então, ser verdadeiro é a melhor forma de conseguir a vaga que melhor se encaixa no seu perfil.

Renan Springmann,
Planejamento Financeiro.