5 dicas para um melhor equilíbrio entre a vida pessoal e profissional

Todos os dias ouvimos pessoas falando sobre como conseguem, em 24 horas, dormir, trabalhar, levar os filhos à escola, brincar com eles à noite, ir ao cinema, jantar com os amigos, ir à academia etc. Ouvimos essas mesmas pessoas reclamando do cansaço extremo no dia seguinte ou da cabeça que não consegue se desligar um segundo sequer.

A verdade é que muitas pessoas ainda enfrentam dificuldades em conciliar o trabalho com as atividades pessoais.

A área de Saúde e Segurança do trabalho tem por um de seus objetivos apoiar os colaboradores no equilíbrio do bem-estar, orientando a todos sobre hábitos que podem proporcionar um ambiente seguro e saudável.

Agregando a sua rotinas essas 5 dicas simples, você organizará melhor sua vida pessoal e profissional e terá uma melhor qualidade de vida:

1. Estimule sua capacidade de aprendizado

Dedique parte do seu tempo para estimular seu cérebro, aprender novidades que lhe estimulem de forma prazerosa, seja em aulas de dança, línguas, leituras ou até com palavras-cruzadas.

2. Reduza seu estresse diário

Separe cinco minutos do seu dia para meditar, ou para sentir sua respiração. Deite-se ou sente-se em uma posição confortável, feche os olhos e comece a respirar: inale o ar cinco vezes seguidas, segure a respiração por cinco tempos e exale também em cinco tempos. Continue até completar cinco minutos. Isso vai diminuir seu estresse e trazer mais calma para o seu dia.

3. Seja mais organizado

Quem vive na bagunça gasta tempo para achar o que precisa, acumula coisas sem utilidade, dificultando o bem-estar e acaba por criar sentimentos de ansiedade. Trabalhar, estudar e viver em ambiente minimamente organizado ajuda no equilíbrio emocional e controle da ansiedade, além de uma melhor utilização do tempo.

4. Movimente-se

Não é apenas a falta de atividade física que pode encurtar a vida, mas também a grande quantidade de tempo que passamos sentados. Uma mudança no metabolismo pode influenciar em fatores como colesterol alto e repouso da pressão arterial, que são indicadores da obesidade, problemas cardiovasculares e outras doenças crônicas. Alguns exercícios simples de alongamento e alternâncias de posturas também podem trazer maior oxigenação e ajudar no reposicionamento do corpo para alcançar o equilíbrio postural.

5. Dedique tempo para se cuidar

Saber olhar para si, atender e contribuir para sua meta de vida é uma ação de grande poder. Seja capaz de dedicar um pouco de tempo e energia a você mesmo. Programe-se para sair com os amigos, passear com a família e dar boas risadas na companhia de pessoas queridas. Isso é fundamental para ter bem-estar e qualidade de vida.

Adriana Rosa
RH - Saúde e Segurança do Trabalho.